sábado, 30 de novembro de 2013

LÍNGUA PORTUGUESA


-->

  LÍNGUA PORTUGUESA 7º ANO

                                      A Incapacidade de ser Verdadeiro

Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira? 
Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.
Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico.
Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.
(Carlos Drummond de Andrade)

Interpretando o texto:

1) A narrativa poética da Carlos Drummond de Andrade apresenta as seguintes partes:

- Apresentação – parte inicial da história; momento em que os fatos começam a ser narrados e se apresentam as personagens.
- Complicação – parte em que se inicia a conflito da narrativa.
- Clímax – momento de maior tensão da história.
- Desfecho – parte final; conclusão da narrativa.

Use uma frase para sintetizar a parte do conto pedida. 

a)Apresentação: __________________________________________
b) Clímax: _______________________________________________

2) Paulo tem fama de mentiroso. Como se apresenta o mundo que ele imagina? 
________________________________________________________
3) Percebe-se uma oposição na visão de mundo da mãe e do filho. Qual a visão de cada um?
Mãe: __________________________________________________________
Filho: _________________________________________________________ 

4) Analise e explique o trecho: Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira? Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
_______________________________________________________

O cão que levava a carne

Um cão, segurando um pedaço de carne, atravessava um rio. Tendo visto a sombra da carne na água, julgou que outro cão tinha um pedaço de carne muito maior. Por isso, largando sua própria carne, lançou-se para pegar a outra. Aconteceu, porém, que ficou privado de ambas: uma que ficou fora de seu alcance porque nem existia, e a outra que foi levada pelo rio.
A fábula é própria para o homem ambicioso.

ESOPO. Fábulas Completas. Trad. Neide Smolka. São Paulo: Moderna, 1994.
Vocabulário
julgou: achou, pensou
lançou-se: atirou-se, jogou-se
privado: sem a posse
ambas: as duas
Trabalhando o texto
1- O que o cão segurava enquanto atravessava o rio?
______________________________________________

2- Por que o cão largou o seu pedaço de carne para pegar outro pedaço?

______________________________________________

3- O cão conseguiu o que queria? Por quê?

______________________________________________
4- A fábula nos ensina algo? O quê?
______________________________________________

5- Se você estivesse no lugar do cão, faria a mesma coisa? Por quê?
______________________________________________

6 - Você sabe o que são provérbios? Provérbios são ditados populares, ou seja, frases ditas pelo povo, que geralmente têm a intenção de ensinar algo. Os provérbios foram construídos ao longo do tempo a partir da sabedoria de quem já viveu diferentes situações.
Responda: qual provérbio a seguir combina mais com o ensinamento da fábula lida?

( ) Quem não tem cão, caça com gato.
( ) Quem semeia vento, colhe tempestade.
( ) Quem tudo quer, tudo perde.
( ) Quem avisa, amigo é.

Trabalhando a ortgrafia:

7- Retire do texto as palavras escritas com “s” e “ss” e copie-as nos dois grupos a seguir.

Palavras escritas co "s"

Palavras escritas com "ss"



Responda.
a) As palavras dos dois grupos têm sons iguais ou diferentes?
_________________________________________________
b) As letras que aparecem antes e depois do uso de “ss” são vogais ou consoantes? ________________________________________________

c) Existe alguma palavra que começa com “ss”?__________________________

Um comentário: